
Resumo pelo aluno Jorge.
Depois de observar atentamente algumas crianças e perceber que todas de alguma forma sobreviveram desde as deficiências nutritivas às doenças comuns à infância e que seria necessário aprimorar seu cuidado, dedicando-se numa atenção maior a toda a sua etapa de crescimento, a frofessora e médica Olga Passos cria uma metodologia ou filosofia de convívio.
Nesta linha de pensamento, constrói a proposta de cuidados estruturantes do ser, que de forma visionária, nos ensina, trazendo novos paradigmas às questões e às interfaces entre ciências médicas e educacionais, diante da criança em desenvolvimento,(em especial aos bebês de alto risco).
Para estas crianças houve o trabalho da Estimulação precoce que congrega um conjunto de ações que pretendem proporcionar à criança as experiências necessárias a partir de seu nascimento, para lhe garantir o desenvolvimento máximo de seu potencial.
A dedicação e o empenho a este trabalho, segundo Olga, proporcionam uma Atenção Primordial - que visa obter a mediação da educação psicomotora às suas formações( soma) e transformações (psico-social), sugerindo que a qualidade do desenvolvimento afetivo e emocional unidos a auto-estima se imponham.
A atenção primordial refere-se às aquisições elementares: motoras e cognitivas, significação ( palavras x contexto) e linguagem, identidade e afetos.
Propõe que estes segmentos, que formam pilares, são a base:
a qualidade do olhar, do contato e da comunicação... Referido nos textos como
- " Nível I: pode-se aqui compreender a Atenção Primordial como uma proposta de releitura de todas as etapas primordiais que estruturam o ser por meio da relação com a mãe ou figura de cuidado nas áreas: física, emocional e lingüística. É a impressão que edifica e é o afeto que sustenta".
A seguir outros níveis são "linkados"
-" Nível II: neste nível está o estruturando o ser:
compreender a Atenção Primordial como uma possibilidade de estruturação das sensações do convívio, a recepção que estrutura-se pelo respirar, nutrir e escutar.
Só então atua o Nível III: denominado de Apresentação pois permite compreender a Atenção Primordial como uma possibilidade de Relação.
A criança poderá entrar em contato consigo, com o meio e com universo.
Integrar-se no todo sem barreiras protetoras.
É interessante poder estudar e ler estas associações. Um saber holístico...Uma abordagem humana. Portanto, leiam o cap. 14. Nele, informações preciosas darão aos alunos de PREVI e ADE, subsídeos para o trabalho em ED.INFANTIL.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário