Os Processos Circulares de Construção de Paz estão sendo utilizados em escolas, varas de infância e juventude, serviços sociais, comunidades e famílias para ajudar adultos e jovens a se conectarem, comunicarem e resolverem conflitos. O círculo de construção de paz é um processo de diálogo estruturado que permite plena expressão das emoções numa atmosfera de respeito. O processo estimula a escuta qualificada, que leva à maior compreensão entre os participantes.

Em Minnesota E.U.A., os círculos surgiram no sistema judicial como intervenção coerente com os princípios da justiça restaurativa. Nesse contexto, o círculo envolve todas as partes afetadas a fim de participarem da decisão de como corrigir a situação depois de um crime.
O processo identificava os danos e necessidades de todas as partes, determinando como tais necessidades serão atendidas.
Os profissionais logo perceberam que esses círculos podiam ser úteis também para prevenir problemas e conflitos, visto que aumentam o senso de interligação e humanidade partilhada. Ao utilizar o círculo como ferramenta para cria um senso comunitário em qualquer grupo, diminui-se a probabilidade de mal entendidos que podem escalar levando a conflitos ou danos.
Além disso, os círculos promovem restabelecimento e criam possibilidade de romper ciclos viciosos, em que vítimas se tornam perpetradores.